O CCP é a qualificação pedagógica que comprova que domina as técnicas, métodos e ferramentas necessárias para exercer a função de formador com qualidade. Está regulado pela Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio, e pela regulamentação do IEFP, que define os requisitos para o acesso e exercício da atividade.?
Ter CCP permite-lhe:
Integrar a Bolsa Nacional de Formadores e candidatar-se a múltiplas oportunidades de formação.?
Intervir em cursos financiados e não financiados, em diferentes áreas de educação e formação.?
Acrescentar valor ao seu currículo, reforçando a sua credibilidade técnica e pedagógica.
De acordo com o artigo 3.º da Portaria n.º 214/2011 e com o IEFP, o formador deve reunir:?
Qualificação de nível superior, com formação científica, técnica, tecnológica e prática adequada à área em que vai intervir.?
Nas formações mais operacionais, basta ter uma qualificação ao nível de saída dos formandos, desde que com pelo menos 5 anos de experiência profissional comprovada.?
Competências pessoais e sociais essenciais: capacidade de comunicação, domínio de plataformas e redes de interação online, facilidade de trabalho em equipa, iniciativa, criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito empreendedor.?
Nas componentes de formação de base, sociocultural e científica do Sistema Nacional de Qualificações, é ainda exigida habilitação para a docência, nos termos da legislação em vigor.
Atualmente, existem três vias principais para obter o CCP:?
Concluir, com aproveitamento, um Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF) com duração mínima de 90 horas, autorizado pelo IEFP.?
Desenvolver um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Pedagógicas (RVCCFOR), que valida a sua experiência e saber-fazer enquanto formador.?
Possuir um curso superior que já confira competências pedagógicas reconhecidas pelo IEFP como equivalentes à formação pedagógica inicial de formadores.?
No Portal Netforce pode consultar todas as informações oficiais sobre certificação de formadores, candidaturas ao CCP, autorização de funcionamento de cursos FPIF, registos de ações, Bolsa Nacional de Formadores e referenciais de formação.?
Na Saber Transmitir – Escola de negócios e das profissões globais – encontra um percurso pedagógico orientado para a prática, centrado no desenvolvimento de competências reais de intervenção em sala (presencial ou online). Aqui pode realizar o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores autorizado pelo IEFP e dar o passo que falta para iniciar ou consolidar a sua carreira de formador
Curso do IEFP atribuição CCP - 35h Presenciais + 55h Assíncronas = 90h
Sessões Assíncronas 35H
Não tem sessões síncronas
Sessões Presenciais 55H
Sessões Estudo - Manuais digitais e audiovisuais
Avaliação da aprendizagem de 1 a 5 valores
Atribuição CCP pelo IEFP
90h