CURSO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas)

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Perfil de Saída do curso de formação pedagógica inicial de formadores: Formadores certificados no âmbito do Sistema Nacional das Qualificações, comprovado pela emissão, pelo IEFP, do Certificado de Competências Pedagógicas.

Módulo 1 - Formador: Sistemas, Contextos e Perfil - 10 Horas editavel
Módulo 2 - Simulação Pedagógica Inicial - 10 Horas
Módulo 3 - Comunicação e dinamização de grupos em formação - 10 Horas
Módulo 4 - Metodologias e estratégias pedagógicas - 10 Horas
Módulo 5 - Operacionalização da formação: do plano à ação - 10 Horas
Módulo 6 - Recursos didáticos e multimédia - 10 Horas
Módulo 7 - Plataformas colaborativas e de aprendizagem - 10 Horas
Módulo 8 - Avaliação quantitativa e qualitativa - 10 Horas
Módulo 9 - Simulação Pedagógica Final - 10 Horas

Objetivos Gerais da Formação:
  • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação - instrumento de gestão de uma organização;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, ao público-alvo e ao contexto da formação;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional;
 Critérios e Metodologias de Avaliação:

No âmbito da avaliação, enquanto parte integrante do processo formativo, está assegurado um sistema formal e rigoroso de avaliação, privilegiando as seguintes dimensões de análise:

Avaliação da aprendizagem:

  • Avaliação diagnóstica (AD) – 10%
  • Estrutura de organização e execução da sessão, materiais de apoio, qualidade dos recursos utilizados (criatividade, estruturação, rigor técnico)
  • Avaliação Formativa e Sumativa
  • Objetivos pedagógicos (OP) – 30% (domínio dos assuntos, criatividade e autonomia, generalização dos saberes, participação, responsabilidade, relações interpessoais)
  • Competências Pedagógicas (CP) – 30% (análise comparativa da simulação pedagógica inicial e final, nomeadamente o plano de sessão, os recursos didáticos, o desempenho do formador no domínio pedagógico-didático)
  • Projeto de Intervenção (PI) – 30% (qualidade do módulo de formação apresentado no projeto)
  • AVALIAC?A?O FINAL = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP) + (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]

Escala de avaliação

1 – Aproveitamento insuficiente | 2 – Aproveitamento satisfatório | 3 – Aproveitamento bom | 4 – Aproveitamento relevante | 5 – Aproveitamento excelente

Aproveitamento

Considera-se que a/o formanda/o conclui com aproveitamento se obtiver uma classificação final igual ou superior a 2 – Aproveitamento satisfatório e cumpra com o regime de assiduidade.

Os instrumentos de avaliação a utilizar serão os seguintes: Simulações pedagógicas; Trabalhos individuais; Trabalho de grupo; Testes; Observação;

Avaliação da satisfação:

No final do curso, formandos e formadores expressam a sua satisfação com o curso, formadores, recursos, através do preenchimento de um questionário.

Avaliação de desempenho:

Os formadores são avaliados pelos formandos no questionário de satisfação, e também pela coordenação pedagógica no final de cada ação de formação.

Sessões a distância:   editavel
- Assíncronas - Horário livre - na plataforma de aprendizagem da Saber Transmitir – realizando atividades de aprendizagem propostas
Sessões presenciais:
- em Torres Vedras
Duração total do curso 5 a 9 semanas
Nota: Os dias da semana podem ser alterados de acordo com as disponibilidades do grupo turma.

Perfil de entrada e destinatários:
  • Todos os que pretendam obter o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador, nos termos da Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio.
  • Preferencialmente, devem aceder à formação pedagógica inicial de formadores os candidatos com qualificação de nível superior. Não obstante, a habilitação mínima de acesso corresponde ao 12º ano de escolaridade.
  • Idade mínima de18 anos
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador (microsoft office, por exemplo, e-mail, utilização de internet)
  • Acesso a computador com ligação a internet, equipado com placa de som, colunas, microfone e webcam.
Documentos necessários para a inscrição:
  • Cartão de Cidadão /BI + NIF / (IBAN para pagamento em débito direto);
  • Certificado de habilitações + CV Atualizado + Comprovativo de 5 anos de descontos para a Segurança social (se tiver licenciatura no mínimo não é necessária esta declaração);
  • inscrição no portal NETFORCE.PT
  • Preenchimento da ficha de inscrição – fornecida pela SABER TRANSMITIR;

Este curso atribui o CCP - Certificado de competências pedagógicas.

 



DATA DE INÍCIO

Fecho inscrições - 05.05 - Início do curso - 16.05 - Fim do curso - 28.06


Curso do IEFP atribuição CCP - 48h Presenciais + 42h Assíncronas = 90h

Sessões Assíncronas - horário livre para realizar trabalhos e testes

Não tem sessões assíncronas

Sessões Presenciais - em Torres Vedras

Sessões Estudo - Manuais digitais e audiovisuais

Avaliação da aprendizagem de 1 a 5 valores

Atribuição CCP pelo IEFP

90h

TESTEMUNHOS

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COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMADORES

  • Ana Branquinho

    Gestora de formação
    Formadora Gestão

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