O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores permite obter o CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, emitido pelo IEFP, requisito fundamental para exercer a atividade de formador em Portugal.
Ao longo das 90 horas de formação, irá desenvolver competências pedagógicas, técnicas e comunicacionais que lhe permitirão planear, dinamizar e avaliar ações de formação em diferentes contextos profissionais.
Esta formação destina-se a:
O curso está organizado em nove módulos que combinam conhecimentos pedagógicos, metodologias de ensino, comunicação e aplicação prática através de simulações pedagógicas.
Ao longo da formação irá aprender a planear sessões, definir objetivos pedagógicos, utilizar recursos didáticos, dinamizar grupos e avaliar a aprendizagem dos formandos.
Quais as competências a desenvolver?
Ao longo da formação, os participantes irão adquirir competências pedagógicas, técnicas e relacionais fundamentais para o exercício da atividade de formador. No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
Como será realizada a avaliação?
A avaliação é uma componente fundamental do processo formativo e permite acompanhar a evolução dos participantes ao longo de toda a ação de formação. O sistema de avaliação assenta em diferentes momentos e instrumentos, garantindo uma apreciação global das competências adquiridas.
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação Diagnóstica (10%): Avalia a estrutura e organização da sessão, os materiais de apoio e a qualidade dos recursos utilizados, considerando critérios como criatividade, rigor técnico e adequação pedagógica.
Objetivos Pedagógicos (30%): Avalia o domínio dos conteúdos, a criatividade, a autonomia, a capacidade de aplicação dos conhecimentos, a participação, a responsabilidade e as relações interpessoais demonstradas durante a formação.
Competências Pedagógicas (30%): Incide sobre a evolução pedagógica do formando, através da análise comparativa entre a simulação pedagógica inicial e a simulação pedagógica final, incluindo:
Projeto de Intervenção (30%): Avalia a qualidade técnica e pedagógica do módulo de formação desenvolvido e apresentado pelo formando.
Avaliação Final = (0,10 × AD) + (0,30 × OP) + (0,30 × CP) + (0,30 × PI)
Instrumentos de Avaliação
Ao longo da formação poderão ser utilizados diversos instrumentos de avaliação, nomeadamente, simulações pedagógicas, trabalhos individuais, trabalhos de grupo, testes e observação direta.
Escala de Avaliação: de 1 a 5
Condições de Aproveitamento
Considera-se que o formando conclui a ação com aproveitamento quando obtém uma classificação final igual ou superior a 2 – Aproveitamento Satisfatório e cumpre os requisitos de assiduidade definidos para a formação.
Sabemos que muitos participantes conciliam a formação com a atividade profissional. Por isso, o curso foi concebido para oferecer flexibilidade e autonomia na aprendizagem.
O curso decorre entre 5 e 9 semanas, dependendo do calendário da turma.
Esta formação destina-se a todos os profissionais que pretendam obter o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador, nos termos da legislação em vigor.
É particularmente indicada para:
Preferencialmente, devem aceder à Formação Pedagógica Inicial de Formadores candidatos com qualificação de nível superior. No entanto, a habilitação mínima exigida corresponde ao 12.º ano de escolaridade.
Para frequentar a formação, os candidatos devem reunir os seguintes requisitos:
Para formalizar a inscrição, deverão ser apresentados os seguintes documentos:
Após a conclusão da formação com aproveitamento e o cumprimento dos requisitos de assiduidade, os participantes ficam habilitados a requerer o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), emitido pelo IEFP, que permite o exercício da atividade de formador no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.
Curso do IEFP atribuição CCP - 35h Presenciais + 55h Assíncronas = 90h
Sessões Assíncronas 55H
Não tem sessões síncronas
Sessões Presenciais 35H
Sessões Estudo - Manuais digitais e audiovisuais
Avaliação da aprendizagem de 1 a 5 valores
Atribuição CCP pelo IEFP
90h