CURSO UFCD 6559 COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE (50 HORAS)

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Estas formações podem ser frequentadas por trabalhadores de empresas e empresários, e desempregados, com escolaridade minima 9º ano.
O formando deve residir na Região Centro, Norte e Alentejo de Portugal.

  • O processo de comunicação
    • Conceito e tipos de comunicação
    • Elementos básicos da comunicação
    • Fatores que interferem na comunicação: barreiras
    • Regras para uma comunicação eficaz
      • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
      • Empatia
      • Escuta ativa/escuta dinâmica
  • As técnicas de comunicação
    • Técnicas de comunicação perante comportamentos agressivos
    • Técnicas de comunicação para lidar com a ansiedade dos outros
    • Técnicas para manter uma comunicação eficaz com interlocutores em conflito
    • Técnicas de comunicação em situações de agonia e sofrimento
  • A comunicação no atendimento telefónico em serviços de saúde
    • Características
    • Os elementos chave no atendimento telefónico (o encaminhamento da chamada e a prestação do serviço informativo)
    • O atendimento telefónico como imagem do organismo e da qualidade de serviço
    • Técnicas para manter uma comunicação telefónica eficaz
    • Momentos críticos no atendimento telefónico
    • A resolução de casos típicos de atendimento telefónico
  • A comunicação no atendimento presencial em serviços de saúde
    • Características
    • Os elementos chave no atendimento presencial (receção e encaminhamento)
    • O atendimento presencial como imagem do organismo e da qualidade de serviço
    • Técnicas para manter uma comunicação eficaz com utente
    • Momentos críticos no contacto com o utente
    • A resolução de casos típicos de atendimento presencial
  • Tarefas que em relação a esta temática se encontram no seu âmbito de intervenção
    • Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta
    • Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a
    • Tipo de informação que pode prestar na interação com o utente, cuidador e família
  • Caracterizar as diferentes técnicas de comunicação de acordo com o tipo de interlocutor.
  • Identificar o tipo de informação que pode prestar no seu âmbito de intervenção.
  • Explicar que as tarefas que se integram no seu âmbito de intervenção terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
  • Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
  • Aplicar técnicas de comunicação no atendimento telefónico em serviços de saúde.
  • Aplicar técnicas de comunicação na interação com o utente no atendimento presencial em serviços de saúde.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde.
  • Explicar a importância da cultura institucional no agir profissional.
  • Explicar a importância de comunicar de forma clara, precisa e assertiva.
  • Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes, familiares e/ou cuidadores.
  • Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
  • Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde e sob a sua supervisão.
  • Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
  • Explicar a importância de respeitar os princípios de ética no desempenho das suas funções.

A formação decorre a distância na modalidade a distância.

As inscrições exigue-se o fornecimento: 
 - certificado de habilitações de, pelo menos, o 9ºano, comprovativo de IBAN, cartão de cidadão/documento de identificação, comprovativo de morada, dados pessoais e a ficha de inscrição facultada por nós. 

Certificado emitido pela plataforma SIGO e registo no passaporte qualifica.

A formação modular pode ser capitalizada para obter uma ou mais qualificações constantes do Catálogo Nacional de Qualificações.

  • A formação modular composta por UFCD integrada nos cursos de formação podem ser do tipo nível 2 destina-se prioritariamente a adultos que não concluíram o ensino básico (9º ano de escolaridade)
  • As formações modulares constituídas por UFCD integradas nos cursos de formação podem ser do tipo nível 4 destinam-se apenas a adultos com habilitações literárias iguais ou superiores ao 9º ano de escolaridade


DATA DE INÍCIO

24 OUTUBRO 2025 | 19H00


CURSO UFCD 6559 COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE (50 HORAS)

Plataforma Moodle

Sessões Síncronas - Segundas e Quartas - 19H00 às 22h00 em direto com o/a formador/a

Não tem Sessões Presenciais

Sessões Estudo - Manuais digitais e audiovisuais

Avaliação da aprendizagem de 0 a 20 valores

Formação profissional certificada | Diploma emitido pelo SIGO + Passaporte qualifica |

50 Horas

TESTEMUNHOS

CONTACTE-NOS

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMADORES

  • Ana Branquinho

    Gestora de formação
    Formadora Gestão

  • Joana Romão

    Técnica de Formação / Formadora em Administração

  • Tatiana Roque

    Formadora Serviço Social

  • OUTROS CURSOS


    • CURSO UFCD 9216 MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a comunicação e serviço digital - Nível 4

    • CURSO UFCD9636 SEGURANÇA E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CRIANÇAS E JOVENS (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - CUIDADOR/A DE CRIANÇAS E JOVENS - Nível 2

    • CURSO UFCD 10330 ERGONOMIA E CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO POSTO DE TRABALHO (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a higiene e segurança no trabalho - Nível 4

    • CURSO UFCD7855 PLANO DE NEGÓCIO – CRIAÇÃO DE PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS (50H)

      Formação cofinanciada - percurso - Operador/a de Logística - Nível 2

    • CURSO UFCD0528 GESTÃO DE EVENTOS (50H)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a comunicação e serviço digital - Nível 4

    • CURSO UFCD3786 CONTROLO DE RISCOS PROFISSIONAIS (50H)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a higiene e segurança no trabalho - Nível 4

    • CURSO UFCD9183 DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DOS 0 AOS 3 ANOS - INICIAÇÃO (25H)

      Formação cofinanciada - percurso - CUIDADOR/A DE CRIANÇAS E JOVENS - Nível 2

    • CURSO UFCD0362 SOFTWARE APLICADO À ATIVIDADES COMERCIAL - SOFTWARE TOCONLINE (50H)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a comercial - Nível 4

    • CURSO UFCD9186 MODELOS FAMILIARES E FORMAS DE PARENTALIDADE (25H)

      Formação cofinanciada - percurso - Cuidador/a de Crianças e Jovens - Nível 2

    • CURSO UFCD 0394 DATABASE MARKETING - COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (25h)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a de vendas - Nível 4

    • CURSO UFCD 0446 PLANO DE E-MARKETING (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a Marketing - Nível 4

    • CURSO UFCD9184 SAÚDE, NUTRIÇÃO, HIGIENE, SEGURANÇA, REPOUSO E CONFORTO DA CRIANÇA DOS 0 AOS 3 ANOS – REGRAS BÁSICAS (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Cuidador/a de crianças e jovens - Nível 2

    • CURSO UFCD7843 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDA (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - Percurso - Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital - Nível 4

    • CURSO UFCD 0449 EMPRESA - CONSTRUÇÃO DA IMAGEM (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a comunicação e serviço digital - Nível 4

    • CURSO UFCD 9185 CUIDADOS DE ROTINA DIÁRIA E ATIVIDADES PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Cuidador/a de crianças e jovens - Nível 2

    • CURSO UFCD 0444 E-MARKETING - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a de Marketing - Nível 4

    • CURSO UFCD 6559 COMUNICAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a Auxiliar de Saúde - Nível 4

    • CURSO UFCD 4864 PRIMEIROS SOCORROS (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a de Termalismo - Nível 4

    • CURSO UFCD 0373 EMPRESA COMERCIAL - FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COM IA - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - Percurso - Técnico/a Comercial - Nível 4

    • CURSO UFCD 9225 LÍNGUA INGLESA – COMUNICAÇÃO E SERVIÇO AO CLIENTE NÃO PRESENCIAL (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - Percurso - Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital - Nível 4

    • CURSO UFCD 8610 - LÍNGUA FRANCESA – VENDAS (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - Percurso - Técnico/a Comercial - Nível 4

    • CURSO UFCD 339 ENGENHARIA DE FORMAÇÃO (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - Percurso - Técnico/a de Segurança no Trabalho - Nível 4

    • CURSO UFCD 0382 GESTÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - Percurso - Técnico/a de Segurança no Trabalho - Nível 4

    • CURSO UFCD 4659 CRIATIVIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - Percurso - Técnico/a de Segurança no Trabalho - Nível 4

    • CURSO UFCD 3785 METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - Percurso - Técnico/a de Segurança no Trabalho - Nível 4

    • CURSO UFCD 4647 LIDERANÇA E TRABALHO EM EQUIPA (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Cuidador/a de Crianças e Jovens - Nível 2

    • CURSO UFCD 4283 SAÚDE E SOCORRISMO (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a de Juventude - Nível 4

    • CURSO UFCD 10338 GESTÃO DE RISCOS PSICOSSOCIAIS (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a higiene e segurança no trabalho - Nível 4

    • CURSO UFCD 0350 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL - COMUNICAÇÃO ASSERTIVA (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a de Logística - Nível 4

    • CURSO UFCD 10867 MARKETING AUTOMATION (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital - Nível 4

    • CURSO UFCD 9214 MARKETING DIGITAL (50 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital - Nível 4

    • CURSO UFCD 5898 ATENDIMENTO E VENDAS TELEFÓNICAS | (25 HORAS)

      Formação cofinanciada - percurso - Técnico/a de Vendas - Nível 4

    Partilhar

    LinkedIn WhatsApp Email