A SABER TRANSMITIR apresenta os direitos dos trabalhadores - formação profissional

CÓDIGO DE TRABALHO - Lei n.º93/2019, no artigo 131.

A formação profissional contínua é uma forma dos trabalhadores melhorarem a sua produtividade, mas também de aumentarem as suas aptidões profissionais, podendo evoluir na sua carreira profissional.




Ao terem acesso a uma formação contínua todos os anos, os trabalhadores passam a estar atualizados sobre a sua atividade, e adquirem novos conhecimentos que podem ser usados em outros cargos ou empresas.

Devido à sua importância, a formação profissional é vista pela legislação como um direito de todos os trabalhadores. Por isso neste artigo vamos explicar o que precisa saber sobre as ações de formação dadas pelas empresas.

A minha empresa é obrigada legalmente a dar-me formação profissional?

É. O Código de Trabalho estabelece que todas as empresas têm como obrigação dar formação profissional aos seus trabalhadores. A formação profissional dada pelo empregador deve ajudar a qualificar os trabalhadores, mas também garantir que estes tenham acesso a uma formação contínua no local de trabalho.

Com as alterações recentes ao Código de Trabalho, e a aprovação da Lei n.º93/2019, no artigo 131º, altera o período de formação contínua no local de trabalho de 35 para 40 horas por ano. Já os trabalhadores com contratos a termo por período igual ou superior a três meses, passam a ter direito às horas de formação proporcionais à duração do seu contrato.

Eu, como trabalhador, sou obrigado a frequentar a formação profissional dada pela minha empresa?

Sim. Está previsto no artigo 128º do Código de Trabalho, nos deveres do trabalhador, a obrigação de participar de modo diligente nas ações de formação profissional proporcionadas pelo empregador.

Por isso não só a empresa é obrigada legalmente a garantir a formação contínua dos seus trabalhadores, como os trabalhadores são obrigados a frequentá-la.

Quais são os objetivos da formação obrigatória dada pelas empresas?

Existem vários motivos para ser dada formação profissional aos trabalhadores no local de trabalho. A legislação prevê que os objetivos principais passam por:

  • Garantir aos jovens trabalhadores, que tenham ingressado recentemente no mercado de trabalho sem qualificações, formação qualificada inicial para exercerem as suas funções;
  • Promover a integração sócio-profissional de trabalhadores que pertençam a grupos com dificuldades de inserção no mercado de trabalho;
  • Assegurar formação contínua a todos os trabalhadores da empresa;
  • Melhorar e promover a qualificação ou reconversão profissional aos trabalhadores que estejam em risco de ficarem desempregados;
  • As ações de formação devem promover a reabilitação profissional dos trabalhadores com deficiência, particularmente daqueles que ficaram incapacitados devido a um acidente de trabalho.

Que tipo de matéria é dada nestas formações?

O tipo de matéria que é dada nas ações de formação contínua deve ser determinada por acordo entre os trabalhadores e o empregador. No entanto, por norma, o principal foco das formações centra-se na atividade prestada pelo trabalhador.

Caso a ação de formação não recaia na atividade prestada, podem ser dadas matérias sobre as tecnologias de informação e comunicação, saúde e segurança no trabalho e língua estrangeira.

As empresas têm que dar formação profissional a todos os seus trabalhadores ao mesmo tempo?

Não. Na legislação apenas está previsto que o empregador deve assegurar, anualmente, a formação contínua a pelo menos 10% dos trabalhadores da empresa.

No entanto, as empresas devem organizar um plano de formação para os seus trabalhadores, anuais ou plurianuais, tendo em conta as 40 horas de formação obrigatória, que deve poder ser consultado pelos seus trabalhadores e respetivos representantes.

Se eu frequentar as formações, essas horas vão ser descontadas do meu ordenado?

Não. Como a lei prevê a obrigatoriedade de formação contínua no local de trabalho, as 40 horas previstas anualmente são remuneradas como períodos normais de trabalho. Ou seja, o trabalhador não será prejudicado na sua remuneração por estar em formação.

Se a minha empresa não me der formação, posso usar as minhas horas para ter formação profissional externa?

Sim, no entanto existem alguns parâmetros a cumprir antes de usar as suas horas de formação. Em primeiro lugar deve saber que caso as suas horas de formação não sejam asseguradas pela sua empresa até dois anos, estas são convertidas em crédito de horas.

Quando o trabalhador passa a ter crédito de horas para formação, essas horas são vistas como período normal de trabalho e dão direito a retribuição e contam como tempo de serviço efetivo. Isto quer dizer que caso um dia seja despedido estas horas são contabilizadas e convertidas no valor equivalente à sua remuneração.

Em segundo lugar é importante saber que a formação profissional pode ser desenvolvida pelo empregador, por entidade formadora certificada ou por estabelecimento de ensino reconhecido pelo ministério competente. Os períodos de formação devem dar lugar à emissão de um certificado, e a registo na Caderneta Individual de Competências nos termos do regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações.

Caso o trabalhador pretenda usufruir das suas horas para fazer ações de formações fora da empresa, poderá fazer as mesmas desde que comunique a sua intenção por escrito ao seu empregador, com a antecedência mínima de 10 dias.

Está previsto na legislação, mais precisamente no artigo 132º do Código de Trabalho, que pode ser estabelecido um subsídio para o pagamento do custo da formação, até ao valor da retribuição do período de crédito de horas utilizado.

Nota: Antes das alterações ao Código de Trabalho estava previsto que o crédito de horas cessava ao fim de três anos. Atualmente prevê-se que no próximo ano, deixe de existir a cessação do crédito horas, devido à medida aprovada na Assembleia da República.


Se for trabalhador-estudante posso usar as minhas horas de formação para ir a aulas ou fazer exames?

Sim. Está previsto no artigo 131º do Código de Trabalho, que as 40 horas de formação profissional contínua podem ser usadas no regime de trabalhador-estudante. Este artigo define que podem ser usadas para a frequência de aulas, quando dispensado do trabalho, e para substituir os períodos de faltas para fazer provas de avaliação.

Para além disso pode também usar essas horas para processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.

Ou seja, uma pessoa com estatuto de trabalhador-estudante pode usar as 40 horas anuais no seu curso. Estas horas de formação são aplicadas nos períodos em que falta ao trabalho, com a justificação de estar a terminar os seus estudos.

A formação profissional obrigatória pode ser dada fora do período laboral?

Sim, pode. A sua empresa pode definir que a formação seja dada fora do seu período laboral e até nas suas folgas. No entanto caso a empresa opte por dar formação fora do seu período de trabalho terá que o compensar. Caso seja dada formação fora do seu horário até duas horas, estas são pagas pelo valor normal. Caso ultrapasse as duas horas, estas devem ser pagas de acordo com as regras do trabalho suplementar.

Se o seu empregador optar por dar-lhe formação nas suas folgas terá que pagar-lhe essas horas, com um acréscimo de 50%. Para além disso terá direito a um dia de descanso remuneradonos três dias seguintes à formação. Pode consultar a legislação nos artigos 229º e 268º do CT.

OUTRAS NOTÍCIAS

O PASSAPORTE QUALIFICA. O que é?

A formação do SABER TRANSMITIR - ESCOLA DE NEGÓCIOS E DAS PROFISSÕES GLOBAIS é registada no seu PASSAPORTE QUALIFICA.

LER MAIS

O que é a Certificação de Formadores?

Neste artigos pretendemos esclarecer quais as regas de acesso à profissão de formador(a).

LER MAIS

Quais as funções de um assistente administrativo numa empresa de acordo com a Saber Transmitir

Os secretários e assistentes administrativos executam uma variedade de tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa privada ou serviço público, seguindo procedimentos estabelecidos.

LER MAIS

Qual o sentido da formação profissional no futuro do trabalho?

Excertos retirados da Revista Dirigir & Formar, nº 23, IEFP

LER MAIS

Conheça com a Saber Transmitir os motivos para investir em formação profissional.

Texto produzido pelo formador Nuno Moço - Especialista em Recursos Humanos e Marketing Digital

LER MAIS

Como determinar o ROI (retorno de investimento) do e-learning

A aposta no desenvolvimento de competências das pessoas é fundamental para a melhoria da competitividade de qualquer empresa no mercado onde atua. Cada vez mais as empresas estão cientes disto e estão a apostar mais na qualificação das suas pessoas.

LER MAIS

Como fazer um plano de formação profissional na empresa?

Existem três passos que são considerados fundamentais para elaborar um plano de formação, no entanto, devemos realçar que as atividades e os objetivos da formação variam conforme a realidade e o propósito de cada organização.

LER MAIS

Qual é a formação obrigatória para empresas em primeiros socorros?

Texto produzido pelo formador José Pinto - Técnico de Higiene e segurança no trabalho

LER MAIS

O que é a D.G.E.R.T.?

Entidade nacional responsável pela acreditação das empresas de formação.

LER MAIS

Qual a importância do estágio na formação profissional segundo a Saber Transmitir

Texto produzido pela formadora Ana Branquinho - Mestre em Empreendedorismo e inovação de Recursos humanos

LER MAIS

Qual a formação obrigatória para empresas em maquinas e equipamentos de trabalho? A Saber Transmitir explica

Texto produzido pelo formador José Pinto - Técnico de Higiene e segurança no trabalho

LER MAIS

Estágio profissional em contexto de trabalho

Protocolo Saber Transmitir - Centro veterinário da Lourinhã

LER MAIS

Mude de atitude, aprenda todos os dias com a Saber Transmitir !!

Aprender ao longo da vida é uma necessidade básica como alimentar-se.

LER MAIS

Protocolo estágio profissional

Protocolo Saber Transmitir - Farmácia Quintans

LER MAIS

TESTEMUNHOS

As opiniões de quem já realizou cursos na Saber Transmitir.

Gostei imenso da consulta de gestão de carreira. Consegui validação de algumas noções que tinha sobre mim, dadas não por alguém que me quer agradar, mas sim por alguém que não me conhece. Senti, por outro lado, como que uma “lufada de ar fresco” com dados e noções novos. Recomendo esta consulta mesmo para quem não está “perdido”, mas também para quem procura validação para o caminho que está a tomar.

Cátia Carvalho, Encarnação - Mafra

Terminei o Curso Assistente de Contabiliadade, em e-learning, e gostei muito. Gostei muito da forma como a formação está organizada e dos desafios e trabalhos que me foram pedidos. Considero que aprendi muito mais do que em outras formações que realizei pessoalmente. A equipa de formadores e a coordenadora foram espetaculares, porque estiveram sempre disponíveis para me responder todas as questões. O facto de termos 2 aulas por semana em vídeo conferência, ajudaram a manter a minha motivação e aprendizagem, assim como me permitiu conhecer colegas que estavam em vários locais do país. Até fiz amigos. A plataforma da Saber Transmitir está muito bem organizada e pode ficar com todos os materiais de estudo. A utilização do Software TOConline foi fundamental para me adaptar ao mundo do trabalho em empresas. Este é um curso que eu conselho a todos.

Ana Catarina Costa, Aveiro

Terminei o Curso de auxiliar de fisioterapia e reabilitação, em b-learning, e gostei muito. Gostei muito da forma como a formação está organizada, desde as aulas em direto às aulas na plataforma. As aulas presenciais foram muito importantes para colocar na prática o que aprendi. Fiz estágio e fiquei a trabalhar na empresa que me foi aconselhada pela equipa da Saber transmitir. Obrigada a todos.

Cátia Borges, Torres Vedras

Terminei o Curso de Assistente de Administrativo, em e-learning, e gostei muito. Gostei muito da forma como a formação está organizada e dos desafios e trabalhos que me foram pedidos. Considero que aprendi muito mais do que em outras formações que realizei pessoalmente. A equipa de formadores e a coordenadora forma espetaculares, porque estiveram sempre disponíveis para me responder todas as questões. O facto de termos 2 aulas por semana em vídeo conferência, ajudaram a manter a minha motivação e aprendizagem, assim como me permitiu conhecer colegas que estavam em vários locais do país. Até fiz amigos. A plataforma da Saber Transmitir está muito bem organizada e pode ficar com todos os materiais de estudo.

Sandra Fonseca, Felgueiras

Em relação à consulta, fiquei sem dúvida com uma percepção mais efetiva sobre a minha pessoa. Confirmei algumas coisas das quais já tinha alguma noção e esclareci outras. É sempre positivo ter uma opinião sobre nós, vinda de quem não nos conhece porque à partida vai ser verdadeira e tiramos daí conclusões. Aconselho a quem tiver dúvidas, que não hesite e se teste.

António Henriques, Lourinhã