Como determinar o ROI (retorno de investimento) do e-learning

A aposta no desenvolvimento de competências das pessoas é fundamental para a melhoria da competitividade de qualquer empresa no mercado onde atua. Cada vez mais as empresas estão cientes disto e estão a apostar mais na qualificação das suas pessoas.

Com a pandemia, as empresas e os seus colaboradores tiveram um maior contacto com meios alternativos à tradicional formação em sala, começando a apostar noutras modalidades, nomeadamente o e-learning, para promover o desenvolvimento de competências dos seus colaboradores. Contudo, ainda persiste uma preocupação nos gestores que passa por avaliar se o investimento no e-learning trouxe ou vai trazer claros benefícios para a sua empresa.
Se fizermos algumas pesquisas sobre os benefícios do e-learning podemos encontrar uma lista, tais como:
– É mais barato que a formação em sala;
– Apresenta um melhor custo-benefício . Permite reforçar a aprendizagem com maior regularidade do que a uma formação ocasional em sala de aula;
– É mais escalável – consegue-se formar 10.000 colaboradores de forma tão fácil como se formariam 10 numa sala de aula e a um custo substancialmente mais reduzido;
– É mais consistente e melhora a comunicação – Tendo uma solução escalável, torna-se mais fácil ter os conteúdos mais atualizados. Por exemplo, caso exista uma mudança de procedimento que toda a organização tenha que ter um conhecimento rápido sobre o mesmo, bastará atualizar essa informação no LMS, alterar o teste e notificar os colaboradores para fazerem esse novo curso.
Mas como gestor(a) como consigo validar esses benefícios?
Como será possível determinar o ROI ( Retorno do Investimento), do e-learning numa empresa?
Para responder a estas perguntas podemos indicar que existem 5 formas de determinar o ROI:
1. Análise Estatísticas (que podem ser obtidas através da plataforma de e-learning)
Através da plataforma de e-learning é possível acompanhar a progressão dos formandos, a sua aprendizagem. Também é possível avaliar se o curso está a cumprir com os seus objetivos ou não, se está a ter muita ou pouca aderência.
2. Aplicabilidade no local de trabalho
Medir os dados do e-learning é importante para determinar o ROI, mas não chega. Será importante verificar se o que os colaboradores aprenderam está a ser aplicado no seu local de trabalho. Um curso bem feito e bem sucedido facilita a retenção e assimilação do conhecimento e faz com que o formando consiga aplicar as habilidades e conhecimentos adquiridos no seu local de trabalho. Este é um aspeto importante para verificar se o investimento valeu a pena.
3. Flexibilidade no tempo de aprendizagem
Numa formação convencional existe um horário e dias específicos para o colaborador estar em formação. O e-learning permite que o formando não necessite de estar uma boa parte do dia ou um dia inteiro em formação. Pode gerir melhor o seu tempo fazendo pequenos avanços diariamente.
4. Satisfação do formando
Um formando satisfeito encontra num curso as informações (conhecimentos, habilidades) que necessita para melhorar o seu desempenho ou evoluir na sua carreira. Este formando, sente-se motivado para fazer mais cursos porque perceciona a sua aplicabilidade prática. Devem-se por isso, aplicar métricas de avaliação que permitam identificar se o curso desenvolvido vai ao encontro das necessidades e expectativas dos formandos.
5. Custo Vs Benefício
Para determinar se o investimento realizado no desenvolvimento de um projeto de elearning na sua empresa compensou, terá em primeiro lugar que avaliar se os objetivos foram alcançados, se com a formação diminui custos  de produção, ou aumentou as suas margens de vendas, se reduziu os acidentes de trabalho na sua empresa, se aumentou a satisfação dos seus clientes, etc. Na verdade, esta medição está sempre relacionada com os objetivos iniciais definidos para o desenvolvimento do projeto de e-learning na sua organização.

In insia.pt

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TESTEMUNHOS

As opiniões de quem já realizou cursos na Saber Transmitir.

Em relação à consulta, fiquei sem dúvida com uma percepção mais efetiva sobre a minha pessoa. Confirmei algumas coisas das quais já tinha alguma noção e esclareci outras. É sempre positivo ter uma opinião sobre nós, vinda de quem não nos conhece porque à partida vai ser verdadeira e tiramos daí conclusões. Aconselho a quem tiver dúvidas, que não hesite e se teste.

António Henriques, Lourinhã

Terminei o Curso de auxiliar de fisioterapia e reabilitação, em b-learning, e gostei muito. Gostei muito da forma como a formação está organizada, desde as aulas em direto às aulas na plataforma. As aulas presenciais foram muito importantes para colocar na prática o que aprendi. Fiz estágio e fiquei a trabalhar na empresa que me foi aconselhada pela equipa da Saber transmitir. Obrigada a todos.

Cátia Borges, Torres Vedras

Terminei o Curso Assistente de Contabiliadade, em e-learning, e gostei muito. Gostei muito da forma como a formação está organizada e dos desafios e trabalhos que me foram pedidos. Considero que aprendi muito mais do que em outras formações que realizei pessoalmente. A equipa de formadores e a coordenadora foram espetaculares, porque estiveram sempre disponíveis para me responder todas as questões. O facto de termos 2 aulas por semana em vídeo conferência, ajudaram a manter a minha motivação e aprendizagem, assim como me permitiu conhecer colegas que estavam em vários locais do país. Até fiz amigos. A plataforma da Saber Transmitir está muito bem organizada e pode ficar com todos os materiais de estudo. A utilização do Software TOConline foi fundamental para me adaptar ao mundo do trabalho em empresas. Este é um curso que eu conselho a todos.

Ana Catarina Costa, Aveiro

Terminei o Curso de Assistente de Administrativo, em e-learning, e gostei muito. Gostei muito da forma como a formação está organizada e dos desafios e trabalhos que me foram pedidos. Considero que aprendi muito mais do que em outras formações que realizei pessoalmente. A equipa de formadores e a coordenadora forma espetaculares, porque estiveram sempre disponíveis para me responder todas as questões. O facto de termos 2 aulas por semana em vídeo conferência, ajudaram a manter a minha motivação e aprendizagem, assim como me permitiu conhecer colegas que estavam em vários locais do país. Até fiz amigos. A plataforma da Saber Transmitir está muito bem organizada e pode ficar com todos os materiais de estudo.

Sandra Fonseca, Felgueiras

Gostei imenso da consulta de gestão de carreira. Consegui validação de algumas noções que tinha sobre mim, dadas não por alguém que me quer agradar, mas sim por alguém que não me conhece. Senti, por outro lado, como que uma “lufada de ar fresco” com dados e noções novos. Recomendo esta consulta mesmo para quem não está “perdido”, mas também para quem procura validação para o caminho que está a tomar.

Cátia Carvalho, Encarnação - Mafra